Informações Turísticas

AILA 2017 - Inovação e Desafios Epistemológicos em Linguística Aplicada - de 23 de Julho até 28 de julho de 2017

O Rio de Janeiro é um município brasileiro, capital do estado de mesmo nome. Situado no Sudeste do Brasil, região mais rica e com maior concentração populacional do país, foi, sucessivamente, capital do Estado do Brasil (1621-1815), uma colônia do Império Português (de 1763 a 1815), depois do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), do Império do Brasil (1822-1889) e da República dos Estados Unidos do Brasil até 1960, quando a sede do governo foi transferida para a recém-construída Brasília.

1 leblon aerial 2014.jpg
Por Chensiyuan - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=34561685

O Rio de Janeiro herdou de seu passado imperial uma forte vocação cultural. No final do século XIX, por exemplo, foram realizadas em solo carioca as primeiras sessões de cinema do país. Hoje, o Rio aglutina os principais centros de produção da TV brasileira. Isso, entre outras coisas, converte a cidade na principal vitrine do país.

Sua transcendência histórica remonta ao período colonial, mas a cidade passa a ganhar especial destaque e projeção nacional com o estabelecimento da família real portuguesa, em 1808. Um passeio pelo centro do Rio, onde edificações de outrora convivem lado a lado com os arranha-céus contemporâneos, nos oferece a oportunidade de fazer uma viagem ao passado. No entanto, o Rio de Janeiro é uma cidade ativa e vibrante, que não vive apenas de passado: com o segundo maior PIB no Brasil, é superada apenas por São Paulo. O setor de serviços é que abarca a maior parcela do seu PIB.

Um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do Brasil, o Rio de Janeiro é conhecido por seus pontos turísticos, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor, as praias de Copacabana e Ipanema, o Estádio do Maracanã, o bairro boêmio da Lapa e seus arcos, o Teatro Municipal, as florestas da Tijuca e o Parque do Flamengo, a Quinta da Boa Vista, a Biblioteca Nacional, o réveillon em suas areias, a Bossa Nova e o samba.

De clima tropical, a cidade, situada no nível do mar, dificilmente marca temperaturas abaixo dos 20º, alcançando facilmente 40º de novembro a março. No Rio, é praticamente verão o ano inteiro, e isso faz com que o carioca seja despojado. Com mais de seis milhões de habitantes, a cidade também tem fama de ser hospitaleira.